O High Line Park de Nova York, um ícone em termos de projetos de rehabilitação urbana, é uma ex- linha de trens de mais de 2 km e que ficou abandonada por mais de 25 anos. Hoje é uma referência mundial no que se refere a regeneração urbana. O projeto de desenvolvimento urbano e nova apropriação dos espaços públicos, utiliza-se de um desenho consciente e o parque tem sido um êxito desde sua inauguração em 2009 e está em sua segunda etapa agora em 2011.
Tão interessante resultado projetual, tem inspirado outros projetos similares, é o caso da Cidade do México, uma megalópole que pretende criar um espaço de descanso e serenidade para seus cidadãos nos mesmos moldes do High Line Park para meados de 2012.
“O High Line de Nova York pareceu-me um sopro de ar fresco por completo. A Cidade do México necessita – em muitas ruas, assim como em muitas avenidas – um respiro como este “, explicou Daniel Escotto Sánchez, o coordenador geral da Autoridade do Espação Público da cidade.
O projeto também se utilizará de vegetação característica da região, assim como foi feito no High Line Park. No entanto, o projeto mexicano incorporará seu caráter próprio, funcionando como uma via de conexão opcional de circulação para os pedestres que irão da estação do metrô ao Bosque de Chapultepec, o maior parque urbano da América Latina.
Atualmente, os passageiros do metrô se deparam com “escadas íngremes, ruas movimentadas e com corredores de acesso ao parque pouco amistosos”, diz Sanchez Escotto: “… o pedestre tem a mesma dignidade que os veículos “.
O projeto, orçado em aproximadamente US $ 4,3 milhões levará quatro meses para ser executado e será financiado pelo escritório público da Autoridade do Espaço Público.
Fonte: Plataforma Arquitectura